"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum"
Jim Rohn, empreendedor
Jim Rohn, empreendedor
Rua José de Alencar, 480 - Centro - Estância Velha/RS
- (51) 3561-0636
- (51) 99819-4146
Reclamações contra bancos aumentam 32,40% em fevereiro, aponta BC
O número de queixas contra os bancos aumentou 32,40% no mês passado
Fonte: InfoMoney
Roberta de Matos Vilas Boas
O número de queixas contra os bancos aumentou 32,40% no mês passado, frente a janeiro, revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central na terça-feira (17). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 2.734 casos em fevereiro, contra 2.065 um mês antes.
HSBC lidera
No segundo mês do ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 5,84 a cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Nossa Caixa, Itaú, Bradesco e Santander. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de fevereiro e janeiro deste ano e fevereiro de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 2.734 casos em fevereiro, contra 2.065 um mês antes.
HSBC lidera
No segundo mês do ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 5,84 a cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Nossa Caixa, Itaú, Bradesco e Santander. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de fevereiro e janeiro deste ano e fevereiro de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
Instituição | Índice Fevereiro 2008 | Índice Janeiro 2009 | Índice Fevereiro 2009 | Principal reclamação |
HSCB | 4,17 | 2,13 | 5,84 | Atendimento (24,07%) |
Nossa Caixa | 1,96 | 3,16 | 2,98 | Circ. 3289 (32,05%) |
Itaú | - | 2,01 | 2,87 | Atendimento (21,92%) |
Bradesco | - | 2,32 | 2,68 | Liquidação Antecipada (27,46%) |
Santander | 3,36 | - | 2,63 | Fornecimento de Informações (32,61%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.