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Confiança do consumidor aumenta e registra novo recorde neste mês
O indicador que avalia a situação econômica atual foi o que mais influenciou no aumento da confiança dos consumidores.
A confiança do consumidor apresentou alta de 2,7% entre outubro e novembro deste ano, registrando 125,4 pontos, novo recorde histórico, de acordo com o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quarta-feira (24).
No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual registrou forte alta, de 4,5%, ao passar de 141,2 pontos para 140,7 pontos. Já o Índice de Expectativas apresentou elevação um pouco menor, de 1,5%, ao passar de 111,9 pontos para 113,6 pontos.
Situação econômica atual
O indicador que avalia a situação econômica atual foi o que mais influenciou no aumento da confiança dos consumidores. Segundo a pesquisa, a proporção daqueles que consideram a situação como boa passou de 31,7% para 34,6%, ao passo que aqueles que acreditam que ela é ruim caiu de 18,7% para 15,9%.
Considerando os próximos seis meses, os consumidores também se mantêm confiantes quanto à situação econômica local e o indicador que mede essa expectativa passou de 117,5 pontos para 120,2 pontos.
Houve um aumento da parcela dos consumidores que projetam melhora nesse quesito, de 27,3% para 31,7%. Já aqueles que acreditam que a situação econômica local apresentará piora passou de 9,8% para 11,5%.
Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
O levantamento foi realizado entre os dias 01 e 20 de novembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.