"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum"
Jim Rohn, empreendedor
Rua José de Alencar, 480 - Centro - Estância Velha/RS
  • (51) 3561-0636
  • (51) 99819-4146

Especialista em contabilidade para pequenas empresas

Logística: Ferramenta & Estratégia Competitiva

Quanto se gasta em logística no Brasil?

 

Nos dias atuais a logística é vista por muitos especialistas como uma ferramenta gerencial capaz de promover não só a diminuição dos custos operacionais, mas também como uma estratégia competitiva para o alcance de novos mercados e novos clientes.


Para iniciarmos esse artigo sobre como a Logística e a Estratégia influenciam, de forma competitiva, o mercado privado na era da globalização, vamos primeiramente oferecer alguns conceitos e teorias difundidas. Um conceito difundido pelos especialistas é que a logística deve ser considerada como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino.


A logística empresarial como vemos hoje tem como "patrono" a logística militar, que precisa oferecer o suporte adequado para as tropas poderem operar com efetividade nos campos de batalha. Esse fator é tão preponderante nos casos de guerra que pouco tempo atrás vimos os EUA se consagrarem vencedores na Guerra do Golfo mostrando toda sua eficiência e eficácia no cumprimentodos conceitos da logística militar, não deixando faltar nada na hora necessária. Diante desse conceito, a logística empresarial será fundamental para enfrentar os competidores existentes no mercado e competir em igualdade com os melhores concorrentes.


A globalização, a mudança no comportamento dos consumidores, a redução do ciclo de vida dos produtos e o enfraquecimento das marcas exigem que as organizações adquiram e desenvolvam novas competências para conquistar e manter clientes. Ampliam-se as dimensões da competitividade, a qual deixa de ser regional para ser global. A concorrência passa a acontecer entre cadeias produtivas e não mais entre empresas isoladas. Nesse contexto, as vantagens e diferenciais competitivos são cada vez mais efêmeros. Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um discurso e tornam-se obrigatórias.


A partir dos anos 90, a estabilização da economia, a crescente internacionalização dos mercados entre os blocos econômicos e a maior abrangência global dos negócios fez com que o antigo modelo de gestão empresarial, voltado para a produtividade, desse lugar para o um novo modelo,baseado em competitividade. A competitividade é tratada em vários livros e podemos destacar alguns pensadores sobre o tema:


"uma empresa é competitiva quando ela é capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade maior,custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos por rivais" (Barbosa,1999)


"habilidade da organização em fabricar produtos melhores do que seus concorrentes, de acordo com oslimites impostos por sua capacitação tecnológica, gerencial, financeira e comercial". (Machado da Silva e Fonseca, 1999)


Ainda no contexto de globalização, logística empresarial e competitividade não podemos deixar de falar da estratégia que o gestor atual deverá ter para maximizar todo esse conhecimento e ferramentas. Portanto, é importante apresentar algumas teorias sobre a estratégia competitiva e sua importância para o novo modelo de gestão competitiva.


"A estratégia, é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ouunidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frenteaos concorrentes". (Alves Filho, 99)


"Sem competidores não haveria necessidade de estratégia, pois o único propósito do planejamentoestratégico é tornar a empresa apta a ganhar, tão eficientemente quanto possível, uma vantagemsustentável sobre seus concorrentes". (Ohmae, 1983)"


A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças quedeterminam a competição industrial." (Porter, 1985)


"É através da estratégia que a empresa irá se posicionar na tomada de decisões, quanto à corporaçãoe a competitividade, ou seja, como fará o direcionamento da organização, a fim de agir diante dasameaças da concorrência". (Mintzberg, 2000)


As perguntas que muitos se fazem são: Como a logística mostra-se uma escolha efetiva e oportunafrente às novas exigências de mercado? Como a logística pode ser vista como estratégia?


Algumas dasrespostas podemos encontrar ao analisar os seguintes aspectos:


&61656;a evolução de seu conceito: ao incorporar e utilizar preceitos de marketing, qualidade, finanças eplanejamento, a logística tornou-se uma disciplina multifuncional e, assim, aumentou suacontribuição para a eficiência e a eficácia da gestão. Ainda mais, é capaz de manter a atenção àsnecessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, voltar os seus olhos aos desejos dosclientes;


&61656;o aumento de seu escopo: com o tempo, a logística passou a se preocupar com um número cadavez maior de atividades e deixou de ser vista como operacional para tornar-se estratégica. Assim,deve ser considerada em decisões importantes e receber a atenção dos mais altos escalões daempresa;


&61656; a ampliação de sua abrangência: inicialmente tratada de forma funcional, passou a integrar asdiversas funções internas da empresa e, hoje, funciona como elo entre clientes e fornecedores;


&61656;enfoque sistêmico e orientação para processos: permitem uma visão global da empresa e dacadeia produtiva como um todo. Desse modo, de forma integradora, propicia que todos osinteresses e pontos relevantes sejam analisados na tomada de decisão;


&61656; preocupação com a gestão de fluxos. O primeiro fluxo é o dos materiais, o qual se inicia nofornecedor e termina na entrega ao consumidor final. O segundo é o das informações, o qual temum sentido inverso ao do anterior. Então, pela sincronização e racionalização destes fluxos, procura-se, simultaneamente, a redução de estoques, que são consumidores de recursos, e o aumento dadisponibilidade dos produtos. Essa sinergia favorece, também, o fluxo financeiro da empresa.


As organizações precisam descobrir quais são as componentes de valor que os seus clientes apreciam e procurar a realização de ações que se traduzam na agregação de valores perante os seusclientes. Com isso, será possível conhecer onde estão os problemas dos sistemas logísticos e elaborarum conjunto de indicadores de desempenho logístico que servirão para a realização de benchmarking entre os setores e entre as próprias empresas. A solução das dificuldades da logística contribuirá para acriação de uma maior competitividade da economia brasileira.


A partir dos conceitos expostos e do contexto mundial, podemos concluir com convicção que a Logística apresenta-se hoje como uma formidável ferramenta para a criação de vantagens competitivas nas organizações. Os ambientes globalizados precisam de trocas eficientes e eficazes de produtos e mercadorias, que circulem por canais internacionais e regionais bem afinados.


Não é por acaso que nos Estados Unidos, os custos em logística atingem a cifra de mais de 1 trilhão de dólares, o que significa cerca de 10% do enorme PIB daquele país.