"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum"
Jim Rohn, empreendedor
Rua José de Alencar, 480 - Centro - Estância Velha/RS
  • (51) 3561-0636
  • (51) 99819-4146

Especialista em contabilidade para pequenas empresas

Para administrar, chame o administrador

Deus pôs Adão no jardim do Éden para lavrar e guardar, nasceu a administração.

Autor: Bruno Tadeu Hopp EstimaFonte: Administradores.comTags: empresariais

Ando ultimamente questionando as pessoas quanto ao valor e importância dos administradores dentro da sociedade. O administrador é o profissional capacitado para gerenciar projetos, pesquisas, estratégias e pessoas. Executando funções na área financeira, de produção, suprimentos, recursos humanos, capital intelectual. Enfim, é um profissional que desempenha funções essenciais para a sobrevivência e crescimento das pessoas e organização. Deus pôs Adão no jardim do Éden para lavrar e guardar, nasceu a administração.

Outro dia na minha casa me peguei na seguinte situação. Minha mãe, minha irmã e eu sentados na sala. Minha mãe uma senhora de 56 anos, bem instruída, leitora assídua e excelente matadora de palavras cruzadas, minha irmã cursa a faculdade farmácia e trabalha algum tempo na área e eu, administrador, pós graduado em controladoria e finanças, com experiência de 10 anos na área financeira, fiscal e contábil. Minha mãe pediu instruções para o uso de um medicamento para minha irmã, nada mais justo, pedir instrução para uma pessoa da área, mas me doeu quando ao terminar toda a instrução de manipulação, espaçamento de horas do tratamento e tudo mais, minha mãe faz a seguinte declaração: "Para tomar remédios peço instrução para a farmacêutica, mas para administrar minhas coisas, administro eu que é melhor". O pior que muitas pessoas compartilham desta mesma visão no nosso mundo.
Quantos casos vemos de homens que tomam a orgulhosa decisão de consertar um encanamento, uma instalação elétrica e acabam estragando o que estava bom e se "humilham" ao pedir ajuda de um profissional capacitado. Ao perceber uma fratura, ortopedista, o carro quebrou, um mecânico, construir uma casa, o engenheiro, problemas financeiros, decisão de financiamento ou empréstimos, ferramentas financeiras, problemas de inadimplência, estoque/dispensa sem controle, planejamento estratégico pessoal ou organizacional, chama o amigo? O gerente do banco? Sigo a minha intuição? Não que as alternativas anteriores não possam ajudar, mas porque não se render a um profissional que é academicamente capacitado para estas operações e possui experiência de mercado, o profissional administrador.
Reviro livros, jornais, artigos para achar o motivo deste ato que chega a ser uma repulsa aos administradores. Falta de capacidade dos profissionais deste mercado, cultura resistente, desenvolvimento de capacidade administrativa da população em geral? Não creio em nenhum desses argumentos.
Eu torço e trabalho para que esta profissão tão nobre possa ser cada vez mais valorizada em todos os aspectos, dentro de grandes corporações, pequenas empresas e dentro das residências, pois acredito que atingindo a base da sociedade, nós os administradores podemos tornar o mundo muito melhor e mais fácil de ser administrado.