Jim Rohn, empreendedor
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A importância de desenvolver o conceito dentro de sua própria marca
No segmento do luxo, por exemplo, são os conceitos que definem o posicionamento das empresas e, consequentemente, a perenidade das marcas
A maioria das pessoas tem sua marca favorita de roupa, de comida e até de perfume. E, mesmo em segmentos cuja aquisição de bens não é tão frequente, como o setor de automóveis, por exemplo, é fácil identificar marcas que possuem um lugar especial no coração de muita gente.
Para compreender a importância das marcas na atualidade é preciso fazer um recuo de aproximadamente dois mil anos na história, quando gregos e romanos passaram a realizar trocas comerciais entre aldeias distantes, ou seja, quando ficou necessário o estabelecimento de garantias de origem e os produtos passaram a ser identificados, possibilitando aos clientes comprar seus itens favoritos ao entender os conceitos envolvidos no desenvolvimento de cada produto.
No segmento do luxo, por exemplo, são justamente os conceitos que definem o posicionamento das empresas e, consequentemente, a perenidade das marcas. É possível que ao comprar uma bolsa da Louis Vuitton, por exemplo, o cliente não saiba que a marca se encaminha para o seu segundo centenário, porém, os conceitos de excelência e qualidade que a grife consolidou com o passar dos anos foram fundamentais para a imagem que as pessoas têm dos seus produtos atualmente.
E é exatamente a definição da imagem que, de fato, importa no momento da construção de uma marca situada em qualquer nicho ou segmento. É essa imagem que pode se relacionar à personalidade dos consumidores, com forte apelo emocional, com garantia de qualidade através da atribuição de valores racionais e, até mesmo, ao envolvimento político na sociedade, com um posicionamento claro e definido sobre as principais questões sociais. Esse último fator, inclusive, vem ganhando forte engajamento nas redes sociais por conta dos últimos acontecimentos no país, reforçando com quem o público quer se relacionar e de que forma essa empresa vai acolher os mesmos ideais.
A construção de uma marca de sucesso não é um processo que pode ser descrito objetivamente por qualquer ciência, uma vez que engloba uma série de valores subjetivos e históricos. Mas nunca é demais levar em consideração o ensinamento de Charles Darwin, que afirma ser preciso evoluir para manter-se vivo. Em outras palavras, através da mudança é possível estabelecer conceitos que mantenham as marcas fiéis à sua origem, mas adaptadas aos novos tempos – uma realidade que se faz necessária para este ano e os seguintes.