"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum"
Jim Rohn, empreendedor
Jim Rohn, empreendedor
Rua José de Alencar, 480 - Centro - Estância Velha/RS
- (51) 3561-0636
- (51) 99819-4146
AL - Alagoas reduz burocracia para regularização de empresas
Fonte: Portal Sebrae
Para a maioria dos empresários brasileiros, legalizar o negócio é uma verdadeira “via crucis”. São tantos documentos, taxas, obrigações e uma rede burocrática que acabam por desestimular o crescimento e o desenvolvimento do País. Segundo dados do Banco Mundial, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 152 dias. Mas para os empreendedores alagoanos que desejam abrir e legalizar suas empresas a realidade é bem diferente.
Inaugurada em 2001, a Central de Atendimento Empresarial Fácil Maceió é referência internacional em agilidade na abertura e legalização de empresas. Em apenas três dias, o empresário tem sua empresa legalizada. “Há empresas que conseguem ser abertas em até 24 horas”, afirma a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Maria Izabel Vasconcelos.
Os bons resultados do Fácil Maceió motivaram a implantação, em agosto de 2007, do Fácil Arapiraca, que atende aos empresários e empreendedores de 20 municípios do agreste e sertão, incluindo Arapiraca. Nessa região, no último mês de novembro, o prazo caiu de 7 para 3 dias, atingindo a média da capital. “Com mais agilidade e menos burocracia, as pequenas empresas conseguem ampliar suas condições de sobrevivência”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca.
O Fácil Arapiraca tem como principal objetivo a racionalização e simplificação dos processos de abertura de empresa, através da parceria de órgãos reunidos e integrados em um único ambiente. A Central Fácil é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Receita Federal do Brasil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Junta Comercial, Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Finanças, Vigilância Sanitária e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, Prefeitura de Arapiraca e outros 19 municípios do agreste.