Jim Rohn, empreendedor
- (51) 3561-0636
- (51) 99819-4146
PE - Serviço facilita e agiliza processos para abrir e fechar empresas
Atualmente, é possível dar entrada e concluir o processo em menos de 45 minutos, garante o presidente da Jucepe, Carlos Roberto Miranda; saiba como fazer
Muita gente sonha em abrir uma empresa, trabalhar por conta própria e não ter patrão. Os especialistas dizem que antes de montar uma pequena empresa, o candidato a empreendedor deve ter bastante conhecimento do ramo que pretende investir, para que o sonho não se transforme em frustração e perda de dinheiro.
O custo para abrir a empresa diminuiu e a praticidade aumentou – atualmente, é possível dar entrada e concluir o processo em menos de 45 minutos, garante o presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Carlos Roberto Miranda (foto). É preciso levar apenas a identidade e o CPF do empresário e, se for o caso, dos sócios. O custo é de R$ 73 para abrir um empreendimento individual e de R$ 212 para uma empresa limitada.
“Atendemos no máximo em cinco dias, nosso agendamento comporta 20 pessoas por dia. Depois que ele chega à junta, o tempo que ele demora é o tempo de atendimento, ou seja, 40 minutos”, garante o presidente da Jucepe. “Criamos ferramentas para que as pessoas hoje não precisem mais de intermediários, elas vêm diretamente à Jucepe e a gente atende. Além disso, nosso parque tecnológico é de primeiro mundo”.
Carlos Roberto Miranda diz que, depois de dar entrada no procedimento, a única coisa que o empresário precisa fazer é aguardar. “A Jucepe vai mandar on-line para a Receita Federal a solicitação da emissão do CNPJ dele, e ele acompanha pelo site da Jucepe ou via Torpedo Jucepe, informado o número do seu celular. Nós dizemos quando esse documento estará disponível para ele”, explica o presidente.
Outro problema amenizado atualmente é a hora de fechar a empresa. “Nosso Expresso Empresa agora também extingue as empresas, a Lei 123 despensa certificações que aumentavam a burocracia, hoje está muito mais fácil”, afirma o presidente da Jucepe, Carlos Roberto Miranda. “Para fechar a empresa, só precisa também de identidade e CPF, além dos documentos da empresa”.
Confira os telefones da Junta Comercial de Pernambuco:
JUCEPE - Recife
(81) 3182-5255
JUCEPE - Caruaru
(81) 3719-9468
JUCEPE - Garanhuns
(87) 3761-8441
JUCEPE - Salgueiro
(87) 3871-8387
JUCEPE - Petrolina
(87) 3866-6505