Jim Rohn, empreendedor
- (51) 3561-0636
- (51) 99819-4146
Contador: parceria visa combater exercício ilegal da profissão
Portal Fisco Fácil só pode ser usado por profissionais e facilita a rotina contábil
Em agosto do ano passado, o CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) lançou o serviço do portal Fisco Fácil, em parceria com a Sefaz-RJ (Secretaria do Estado e Fazenda do Rio de Janeiro). A iniciativa teve (e tem) como objetivo a regularização da classe contábil no Estado do Rio. Apenas empresas e profissionais registrados no Conselho é que podem utilizar o sistema.
Pode-se dizer que a iniciativa deu frutos. Isso porque nestes últimos cinco meses, cerca de 700 profissionais de contabilidade se habilitaram no Portal. Essa medida tem o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Estado do Rio. Isso é feito através do aumento da fiscalização de profissionais da contabilidade e contribuintes. Dessa forma, evita que pessoas não habilitadas ou em situação irregular exerçam a profissão.
Entre outras funcionalidades, o Fisco Fácil permite que os contribuintes consultem informações sobre débitos, emitam certidões e outros documentos fiscais e façam parcelamentos e retificações de impostos a pagar.
A regularização deve ser feita junto ao CRC-RJ, por meio do número de Whatsapp (21) 96564-0134. Durante a troca de mensagens com o sistema eletrônico de atendimento, é preciso escolher a opção 1 (Registro – Fisco Fácil).
De acordo com Samir Nehme, presidente do CRCRJ, a fiscalização dos profissionais contábeis é o caminho para a melhoria dos ambiente de negócios no Estado do RJ. Para ele, a categoria é a “principal interlocutora entre o setor empresarial e a Administração Pública, sendo estratégica para o aumento da arrecadação e o combate à fraude e à sonegação de impostos”.
Função do contador
Mais que um simples consultor de negócios, o contador é um profissional fundamental na vida de empresários e empreendedores. Ele é o responsável por manter todos os trâmites legais da empresa dentro da lei e em dia.
Ele também é um profissional fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois sabe funções estratégicas que podem colaborar para o sucesso do negócio.
Ao ser credenciado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ele pode atuar diretamente com gestão empresarial, auditorias, perícia, controladoria e quaisquer órgãos financeiros. Além de estar regular dentro da profissão.